Churrasco: o prato predileto dos brasileirosMuitos brasileiros adoram um bom churrasco, seja com carne bem ou mal passada. E você, sabe preparar um bom churrasco? Para acertar no preparo das carnes você precisa conhecer algumas dicas e técnicas. Então, se você ainda não sabe preparar um buffet de churrasco típico dos gaúchos, vai aí algumas dicas:

  1. Ao comprar a carne, verifique o tom da gordura da carne, por exemplo: se ela estiver com um tom amarelo forte evite comprá-la, pois isto indica que o animal é velho e a carne, nesse caso, já está dura. No caso da costela, o osso grande e chato quer dizer que a carne é de um animal velho.
  2. O preparo da carne é essencial, então, não compre carne congelada, a menos que você não tenha outra opção. Caso necessário, deixe-a descongelando em temperatura ambiente.
  3. Para o corte das carnes, prefira uma faca afiada, seguindo sempre o sentido transversal, sempre acompanhando o comprimento das fibras da carne.
  4. Tempere a carne faltando poucos minutos para assá-la, do contrário, ela vai endurecer. Evite o uso de alho no tempero, optando sempre por temperos prontos, aqueles próprios para churrasco ou, caso não tenha, use sal grosso.
  5. Deixe a churrasqueira no ponto para colocar a carne. Observe quando ficar uma camada de cinzas que impedem formar labaredas, pois elas podem queimar a carne. Atenção! Não jogue água nas brasas com fim de acelerar o processo de formação de cinzas, deixe que isso aconteça naturalmente. O indicado é acender a churrasqueira cerca de uma hora antes do horário que você quer colocar a carne para assar.
  6. Se você precisar colocar mais carvão e tiver carne assando, tire a grelha com a carne, coloque o carvão, espere o pó baixar e depois volte a grelha. Assim, você estará evitando que toda a sujeira grude na carne.
  7. Assim que estiver assada, bata a carne para tirar as pedrinhas de sal que ficaram grudadas. Para finalizar, corte em pequenos pedaços e sirva!

Dica: a gordura dá um sabor especial à carne, então, na hora de colocá-la para assar na grelha, vire o lado magro no sentido do fogo, assim você não perde a gordura. Se você for assar as costelas, os ossos precisam ficar virados para baixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *