Dicas de molhos para massasSaboreamos diferentes tipos de massas, mas nem sempre percebemos que cada uma delas tem um molho diferente. Embora muitas pessoas não saibam, existem regras para misturar molhos ou outros ingredientes extras no prato. As massas curtas, por exemplo, são ideais para molhos com pedaços e cada uma tem seu tipo de molho certo. Isso faz toda a diferença para o resultado final.

Você pode perceber que as massas possuem diferentes desenhos e isso não é apenas uma questão de charme. Cada um foi pensado para cada tipo de molho e se você usar a combinação certa, resultará em pratos equilibrados e mais saborosos. Por existir inúmeros tipos e nomes que variam de um lugar para outro, como saber qual é o tipo perfeito para cada massa?

Conhecendo os tipos de massas

Vamos dividir as massas em três categorias, sendo: massas frescas, secas e recheadas. Dessa forma ficará mais simples harmonizá-las. As massas secas são, geralmente, industrializadas, e não possuem um sabor bem definido, porém, elas absorvem mais o tempero. Então, elas vão bem com os molhos mais marcantes como de tomates, alho, azeite, frutos do mar, ervas e todos os outros que possam dar mais personalidade a elas.

Este tipo de massa ainda pode ser dividido em duas categorias: massas longas e curtas. As massas curtas casam melhor com os molhos rústicos, pois possuem formatos cheios de curvas e seus buracos capturam melhor os pedaços e também o suco do tempero. É a mais indicada para saladas e enquanto as massas longas combinam mais com molhos à base de azeite, tomate e alho. Lembre-se de que quanto mais finas, mais absorverão os condimentos.

No caso das massas frescas, por serem feitas com ovos, são mais delicadas, então, os molhos indicados são os de legumes, suaves ou com manteiga. As massas recheadas como o rondelle, canelone e o ravióli ficam mais saborosas se forem preparadas no forno. Os molhos que mais combinam com esse tipo de massa são: bolonhesa, ao sugo ou outros à base de queijo. Apenas evite ingredientes com sabor muito forte.

Agora que você conhece cada tipo de combinação de massa e molho, você já está pronta para servir um delicioso buffet de massas acertando no recheio de cada uma.

Curiosidade:

Você sabia que nem todo tipo de macarrão combina com o queijo ralado? De acordo com um chef, o queijo ralado só vai bem com molhos vermelhos e alguns molhos cremosos, e desde que bem dosados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *