Picanha a estrela do seu churrascoO churrasco não é exclusividade nacional – mas seu preparo é e provoca inveja além das nossas linhas geográficas.

Desde o tempero à forma de preparo e, principalmente, os elementos que compõem e complementam a experiência de um churrasco (acrescente a isso a trilha sonora tão nossa, a farofa e vinagrete e o veterano e inalterado repertório de piadas daquele tio ou primo de segundo grau), e não é difícil de entender que os sabores do evento vão além do aroma e paladar da carne grelhada.

Mas a protagonista do sabor costuma ser a divisora de águas para um bom buffet de churrasco ou até mesmo churrascada caseira: a picanha. Embora não existam segredos para um bom preparo – com as óbvias exceções de quem acrescenta truques pessoais para potencializar o seu sabor –, muito churrasqueiro de primeira grelhada costuma perder a coragem na hora de colocar para assar a carne.

Por isso, preparamos abaixo um passo a passo para você não deixar que o seu churrasco se reduza às cinzas da frustração e coloque a picanha em destaque na sua próxima churrascada – tornando-o o churrasqueiro oficial e de plantão.

Dicas para preparar uma boa picanha no seu churrasco

Começando: afie bem a sua faca antes de preparar os bifes da picanha.

Posicione-a sobre a tábua, com a capa de gordura virada para cima, e corte-a em fatias que obedeçam a uma espessura média de 2 centímetros, cada (isso mantém o líquido e retém o sal sem interferir no sabor dela).

Depois, leve os bifes à grelha, respeitando uma distância aproximada de 20 centímetros da brasa e deixe a carne selar dos dois lados, antes de colocar o sal grosso sobre ela.

Para temperá-la, o bom senso impera. Como o sal vai dissolver em cima da carne e ser absorvido, não adianta entupir a picanha do tempero. Aplique um pouco nos bifes e, ao virá-la, acrescente um pouco mais.

Com a carne macia e dourada dois lados, basta tirar do fogo e cortar em finas fatias para que o excesso seja permitido e apreciado.

Fonte: Imagem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *