O espaço é pequeno? Faça um jantar à americanaO espaço reduzido de muitas casas e apartamentos por vezes inviabiliza a realização de um grande jantar, seja na comemoração de uma data especial ou mesmo um dia em que se deseja reunir toda a família.

Mesmo que as áreas destinadas a receber convidados em sua residência sejam pequenas, o tempo seja curto e o jantar à mesa se torne inviável devido à quantidade de pessoas, é possível manter a elegância até num serviço à americana.

De onde surgiu

A ideia do jantar à americana surgiu com a criação dos buffets, no início do século XIX, sendo ideal para eventos em que as acomodações não são suficientes para comportar todos os convidados. Por falar neles, aí vão algumas dicas de como acomodar a todos sem perder a elegância. Confira.

Como acomodar os convidados

A forma a ser utilizada para receber os convidados para um jantar à americana se divide em duas possibilidades, cabendo ao anfitrião verificar qual delas será a mais adequada ao evento.

A primeira opção é distribuir os convidados pelos espaços, acomodando-os em cadeiras, sofás e poltronas, se estas forem em quantidade suficiente para que todos se sentem. Outra alternativa seria realizar o serviço com todos os convidados em pé, posicionando aparadores ou mesas decoradas em locais estratégicos para o apoio de copos e outros utensílios.

A escolha do local onde ficará o buffet também é de suma importância para evitar que alguns convidados sejam desprivilegiados na hora de se servir. A disposição dos objetos na mesa central deve ser realizada de acordo com o fluxo do início do buffet, iniciando com os guardanapos e pratos. Em seguida, as travessas de alimentos e seus respectivos utensílios para servi-los, encerrando com os talheres.

Uma dica para quem tem mesas pequenas é acomodar os talheres embrulhados nos próprios guardanapos. Caso você opte por contratar um serviço de garçons, a quantidade ideal desses profissionais deve ser calculada da seguinte forma: um garçom para cada quinze convidados.

Mãos à obra e um ótimo jantar!

Fonte: Imagem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *