Conhecendo algumas bebidas latinasApesar de sua imensa popularidade e predileção nos dias mais quentes, a cerveja divide os corações de grande parte dos apreciadores de bebidas pelo mundo afora.

E ela convive muito bem com o coquetel, formado pela mistura de bebidas destiladas variadas, além de ervas como a hortelã, as frutas e outros ingredientes. Alguns desses drinks caíram no gosto popular dos brasileiros e se tornaram figuras carimbadas em bares e restaurantes.

Que tal conferir a história de algumas dessas deliciosas combinações?

Cuba libre

Essa foi a febre dos anos 70. Quem não se lembra do trecho de uma canção da banda Roupa Nova, que faz alusão às festas regadas a Cuba libre e o som inesquecível de Johnny Rivers?

A bebida, à base de refrigerante de cola, rum e limão, teria sido inventada pelos soldados americanos que serviram durante as guerras da independência cubana em 1898 – daí o seu nome, que traduzido, quer dizer “Cuba livre”.

Mojito

Esse drink também tem como base o rum e a origem cubana, há mais de cem anos e teve sua história contada em um dos bares mais famosos da Ilha, o La Bodeguita del Medio, por ninguém menos que Ernest Hemingway.

Além do rum, o coquetel leva em seu preparo o açúcar, a hortelã, o limão e a club soda. Também é possível encontrar versões prontas e industrializadas da bebida.

Caipirinha

Claro que não poderia faltar um representante brazuca entre os eleitos desta lista. De origem paulista, a bebida é famosa dentro e fora do Brasil e muito apreciada pelos amantes de cachaça, um de seus ingredientes.

Normalmente preparada em doses individuais, a mistura contém limão-taiti (com casca), açúcar e gelo e faz a alegria dos milhões de turistas que visitam o nosso vasto e belíssimo litoral, orgulho de nossa gente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *